Conheça o meu trabalho.

Clique abaixo e seja direcionado para o que deseja:
STORYTELLING PARA PROJETO FOTOGRÁFICO

Storytelling + Branding

Dizem lendas de que houvera um tempo, já há muito esquecido, onde deusas caminhavam entre os meros mortais. Mulheres livres, grandes beldades, inteligentes, delicadas e fortes, que reinavam sob as águas, sobre as terras, dominavam os ares, lutavam em guerras, governavam povos, e tudo o que desejavam eram capazes de conquistar.

Mulheres que reconheciam o seu poder, que não precisavam de uma coroa para serem respeitadas. Aquelas que não acreditavam em impossível e não aceitavam que lhes dissessem o que deviam fazer. Deusas estas, que faziam seu destino e eram quem elas quisessem ser, porque elas PODIAM.

“São apenas histórias”, dizem os leigos e estudiosos.

Não. Não são só histórias. Porque no fundo, as mulheres sabem a verdade: As deusas nunca deixaram de existir. Era após Era, elas se camuflam na sociedade, se tornam invisíveis, porque os tempos difíceis as fizeram se esconder, se adaptar, fugir, até esquecerem de quem são, de seu legado, de seus poderes, de suas habilidades. Essas deusas continuam aqui, só que hoje elas não montam em cavalos, elas montam negócios. Elas não vestem armaduras, elas vestem o que lhes convém. Elas são mães, guerreiras, solteiras, profissionais. E a Mirror nasceu para que essas mulheres possam se redescobrir de novo, para que se libertem e usufruam de seu poder como fizeram no passado.

Portanto, não as procure nos livros ou nos céus, porque elas não vivem entre as nuvens. As verdadeiras Deusas das histórias e mitologias vivem entre nós (elas só não despertaram...ainda). Prepare-se deusa, seu dia de ascensão se aproxima!

E-MAIL PARA PRÉ-LANÇAMENTO

Marketing + Storytelling + Copywriting

Essa pessoa te trocou.

Te trocou por uma nova oportunidade...

Por uma convivência mais leve...

Por uma pessoa sem seus defeitos...

Por “alguém melhor” ...

Ela colocou as memórias que construíram juntos dentro de uma caixa e enterrou no fundo do quintal para que não interferissem na vida que queria construir dali por diante com outra pessoa. Enterrou o passado de vocês como um indigente, alguém sem nome, alguém esquecido, justo quando você mais precisava dela.

Você pensou que ela ficaria do seu lado, te protegeria e manteria você seguro. Mas ela optou pelo caminho mais fácil, te abandonou porque algo melhor apareceu em seu caminho.

Desde então, você não é mais o mesmo!

Todos os dias se culpa por não ter feito diferente...

Procura em você defeitos...

Conecta sua história em músicas para deixar que sua dor transborde através de seus olhos.

E, mesmo que a conexão de vocês esteja enterrada, você observa este quintal todos os dias na esperança de que o passado seja visitado em um impulso de saudade.

Você ainda espera que um dia ela volte arrependida do que fez com você. Então... Você espera!

As memórias gritam debaixo do solo...

As lembranças exigem atenção...

Mas a pessoa coloca fones de ouvido, ou sai de casa ao encontro de alguém que possa abafar os gritos do que ela abandonou.

Você sabe que um dia ela vai voltar. Sente dentro de você que isso vai acontecer. Porque o outro com quem ela está não é você, não tem seu jeito, não tem sua voz ou cheiro. A verdade é que ela ainda não conseguiu esquecer de você.

Certo dia, ela retorna para casa aos prantos, se sentindo confusa e impotente, busca a pá e corre para o quintal. Seu coração dispara. É hoje! É agora! Vocês vão voltar.

Então, na calada da noite você vigia o esforço que ela faz para encontrar o passado de vocês e quando encontra, abre ali mesmo e começa a tirar cada item que tinha jurado esquecer. Seus olhos se enchem de lágrimas e tudo o que você quer é correr para os braços dela - mas, você aguarda.

Da caixa, ela retira:

Suas fotos, uma garrafa transparente e uma câmera com rolos de filme.

Ela leva para dentro de casa e você se aproxima, espionando pela janela aquela pessoa que tanto amou olhar para cada foto, uma de cada ano em que vocês estiveram juntos, brincando, chorando, brigando, sendo companheiros.

Depois, coloca os rolos de filme para reproduzir e assiste cada memória, quando você caiu, quando te fizeram mal, o momento em que ela te acolheu quando ninguém mais te entendia, quando dividiram segredos, risos, lágrimas e histórias de sua vida.

Por último, ela encara a garrafa transparente e vai ao encontro dela. Parece ser água que enche aquele recipiente, mas não... Você sabe o que é. Aquelas são as suas lágrimas e quando cada uma caiu, ela estava lá.

Você pensou que essa história era sobre amor? E, é!

É sobre as vezes em que você tentou enterrar seu passado em uma tentativa desesperada de sufocar suas dores. É sobre cada vez que foi rejeitado e ao invés de seguir em frente, preferiu se tornar quem não é, se moldar ao mundo para agradar os outros. Você flertou com outras personalidades, vestiu personagens, tentou SE substituir, se envolveu com o que considerou serem versões melhores de você. E, neste tempo todo, você mentiu...

Mentiu sobre quem é...

Mentiu sobre seus gostos...

Mentiu para você mesmo...

Esse e-mail é sobre amor próprio, sobre as vezes que preferiu ouvir os outros do que si mesmo. Sobre cada momento em que evitou reatar com você por medo de não ser o bastante, de ser ferido, de não ser o suficiente para alguém que não reconhecia sua imensidão. Quem você assistiu esse tempo todo, era você mesmo fingindo ser quem não é.

Isso te machucou, te deixou com saudades, te fez ter esperanças.

A maior rejeição que sofremos, não é dos outros, nem de pais, professores, amores ou amigos. É de nós mesmos! E, só voltamos a olhar para nós, quando a mentira não se sustenta, quando a fantasia que criou é descoberta e você se dá conta de que esse tempo todo negando quem é, só serviu para te transformar no que considera ser uma fraude.

É quando pegamos a pá, corremos para o quintal e voltamos a olhar para quem nós somos:

Você não é insuficiente...

Não é substituível...

Você só tentou enterrar quem mais te amou.

E, enquanto não reatar com o seu passado, com as suas memórias, continuará se ajustando ao que as pessoas esperam de você na esperança de que um dia reconheçam seu valor. Mas, se nem você se valoriza e se aceita, porque outra pessoa deveria te proporcionar o que tanto quer?

A rejeição está apenas na sua cabeça, quando VOCÊ não se rejeita, o “não” de outras pessoas é apenas a vida te mostrando que ali não é o seu lugar e algo melhor te espera.

E aí, quantas caixas você enterrou no seu quintal?

Este e-mail é a pá, agora você sabe o que fazer.

POST SOBRE INCONSCIENTE COLETIVO NA SÉRIE THE LAST OF US

Design + Produção de conteúdo

COPY DO CARROSSEL INFINITO: O que o beijo em The Last of Us pode nos ensinar sobre inconsciente coletivo?

O segundo episódio da série The Last of Us baseada no jogo desenvolvido pela Naughty Dog parou a internet após o "beijo" entre Tess e um dos infectados pelo Cordyceps.

O que esse beijo pode nos ensinar?

Temos duas formas de pensar

De acordo com Daniel Kahneman - escritor, psicólogo e economista - nós possuímos duas formas de pensar. O primeiro é rápido, automático inconsciente e que muitas vezes chamamos de intuição. O segundo é lento, consciente, maduro e racional.

O sistema rápido, para ser ágil e economizar energia em nosso cérebro, utiliza memórias armazenadas desde o nosso nascimento para compreender o mundo rapidamente e guiar nossos comportamentos de forma automática - criando o que conhecemos por arquétipos.

Mas o que isso tem a ver com o beijo em The Last of Us?

Tudo! Porque você já viu essa cena antes!

Você pode não se recordar, mas esse beijo já esteve diante de seus olhos em outros formatos. Essa cena está armazenada em seu inconsciente e seu sistema rápido trouxe para a sua mente as sensações e significados que o beijo da morte já te causou no passado. Quer ver?

O último beijo de Romeu e Julieta

Romeu e Julieta são de famílias que há anos rivalizam entre si. O beijo entre eles não só representa o afeto pelo inimigo e a transmutação de seu amor através da morte.

"Bebesse tudo, sem que me deixasses uma só gota amiga, para alívio. Vou beijar esses lábios; é possível que algum veneno ainda se ache neles, para me dar alento e dar a morte".

O último beijo de Judas

Na bíblia, Judas trai Jesus com um beijo e entrega a morte ao seu líder com um ato de afeição. Cena que passou a ser retratada em diversas artes e livros.

A Escultura O Beijo da Morte (1930)

A escultura foi criada em 1930 para o túmulo de Josep Llaudet Soler, onde está inscrita um verso do célebre poeta catalão Jacinto Verdaguer: "Seu jovem coração está assim extinto. O sangue em suas veias esfria. E toda força se foi. A fé foi exaltada por sua queda nos braços da morte. Um homem".

Os últimos beijos

O beijo da morte está presente em nossa cultura há milênios, fortalecendo em nossa mente inconsciente significados a respeito deste gesto. O beijar do inimigo, a transmutação e o afeto proibido.

Portanto, se deseja dar profundidade para as suas histórias, utilize arquétipos

Eles permitem acrescentar detalhes essenciais, despertando emoções em seus leitores ou espectadores com nenhuma ou pouquíssimas palavras.

Salve para estudar mais tarde.

COPY DO CARROSSEL INFINITO: O que Harry Potter tem a ver com Howard Gardner?

Mas quem é Howard Gardner?

Howard Gardner é um psicólogo cognitivo e educacional estadounidense, que nos anos 80 formulou a teoria das Múltiplas Inteligências a partir de estudos que realizou a respeito da capacidade intelectual de gênios e vítimas de lesões cerebrais.

Segundo Gardner, existem várias capacidades intelectuais latentes que se desenvolvem de maneira única em cada indivíduo, conforme questões genéticas e culturais. A inteligência não é uma coisa só!

As múltiplas inteligências

De acordo com ele, estas inteligências se dividem em:

Linguística, lógico-matemática, espacial, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal, naturalista e musical.

Antes de Gardner

O sucesso de sua teoria é inquestionável! Gardner se sobressaiu com seus estudos a respeito da mente humana, alterando a perspectiva que tínhamos acerca do intelecto. Atualizando uma ideia que havia sido desenvolvida no século 20 por Alfred Binet, um psicólogo francês, que com o auxílio de seu aluno Theodore Simon, inventou o primeiro teste eficaz para quantificar a inteligência de indivíduos.

Pode ser que você não se recorde dos nomes, mas garanto que já ouviu falar no famoso teste de QI, originalmente chamado de Escala de Inteligência Binet-Simon.

Teoria de Gardner x Harry Potter

Gardner explica que as pessoas aprendem e absorvem conteúdos de maneiras distintas, enfatizando que o método de ensino das escolas não abrange e enaltece todos os tipos de inteligências que existem. O ensino de modelo prussiano não se adaptou às novas descobertas, mas alguns escritores já traduziam suas criações para que fosse atrativa para todos os tipos de mentes, tendo entre eles Tolkien e J.K.Rowling.

Tudo começou com uma pergunta: Por que alguns livros se tornam best-sellers e outros não?

A seguir falo a respeito do padrão que pude reconhecer ao estudar a estrutura destas histórias.

Inteligência linguística

Os indivíduos que possuem este tipo de inteligência melhor desenvolvida, se atraem e têm facilidade de trabalhar com textos, idiomas, além de serem hábeis com as palavras. Está presente em escritores, poetas, jornalistas e poliglotas. Em Harry Potter, deixando de lado o fato de que é um livro, a inteligência linguística é abordada no latim e na etimologia das palavras que dão origem ao nome de feitiços, poções, criaturas e lugares. "É leviÔsa, não leviosÁ".

Inteligência Lógico-matemática

Se trata do tipo de inteligência que proporciona a facilidade de resolver equações e problemas lógicos. É aquela a qual somos avaliados durante o colegial, em que se aplica o teste de QI. E Harry Potter está recheado de aventuras envolvendo problemas, seja em um duelo de varinhas, em feitiços, receitas de poções onde tudo deve seguir uma ordem lógica. É um prato cheio para pessoas com este tipo de inteligência.

Inteligência Espacial

Facilidade em estimar medidas, ter bom senso de direção e ser capaz de compreender o mundo de forma tridimensional. Os indivíduos com este tipo de inteligência tendem a pensar na forma de imagens e adorar jornadas.

Portanto, o que seria de um feitiço de expansão sem ter uma boa inteligência espacial? Isto que não mencionei aparatar, duelas ou jogar xadrez de bruxo.

Inteligência Corporal-Cinestésica

Se trata da habilidade de realizar movimentos surpreendentes, tendo relação com o equilíbrio, coordenação motora, memória muscular, velocidade e flexibilidade. É a consciência do próprio corpo e suas capacidades. Esta é necessária ao voar montado em criaturas mágicas, jogar quadribol e ao realizar os movimentos com a varinha.

Inteligência Interpessoal

Habilidade de se comunicar claramente com outras pessoas, tendo grande senso de empatia e persuasão. Grandes líderes e mestres são dotados deste tipo de inteligência. Podemos listar Minerva, Albus Dumbledore, Snape e até... você sabe quem.

Inteligência Intrapessoal

Possui facilidade de compreender a si próprio, estando ciente de seus limites, qualidades e defeitos. Se trata de alguém com grande autoconhecimento, sentindo atração por histórias que envolvem fragilidades e transformação. Em Harry Potter existem várias, embora eu prefira focar na trajetória de Neville Longbottom: Acompanhar alguém tímido, com falhas de memória que colocam ele em enrascadas, além de possuir uma história triste - para se tornar alguém corajoso, protegendo seus amigos, lutando por ideais e matando a Nagini, é fantástico!

Inteligência Naturalista

Possuem conexão com a natureza, compreendendo as necessidades de plantas e animais, além de conseguir diferir espécies. Se trata da capacidade de classificar e manipular elementos do meio ambiente, animais ou plantas. Esta inteligência está presente em herbologistas, magizoologistas, nas aulas de transfiguração, no guarda-caça Hagrid e até em vendedores e estudiosos de dragões.

Inteligência Musical

Pessoa que nasce com a predisposição a organizar sons distintos, os transformando em uma melodia. Consegue perceber e reproduzir diferentes tons presentes no ambiente onde está, sentindo grande facilidade em tocas instrumentos musicais, mesmo que nunca tenha tocado algum antes. É o tipo de inteligência que muitos podem encarar como "dom". No campo musical do universo bruxo, não podemos deixar de destacar nomes como Celestina Warbeck, Emmy Portus, bandas como Dementor Kiss e The Weird Sisters.

Conclusão

Se existe de fato uma receita para o sucesso, não sabemos. Mas não podemos deixar de enfatizar de que boa parte das histórias que se tornaram best-sellers possuem algo em comum: a capacidade de encantar qualquer pessoa que entre em contato com seus universos, seja ela trouxa ou bruxa. E, coincidência ou não, todas possuem elementos que atraem diversos tipos de inteligência.

POST SOBRE A PSICOLOGIA PRESENTE EM HARRY POTTER

Design + Produção de conteúdo

DIAGRAMAÇÃO DE E-BOOK E DESIGN DE PLATAFORMA PARA LANÇAMENTO NO NICHO DE RELACIONAMENTO

Design + Copywriting + Branding

Trabalho realizado para venda de PLR sobre neuroconquista, utilizando como base narrativa a jornada de Cleópatra como a mulher mais influente do Egito. Dentre os objetivos foram realizadas diagramações do e-book, design de plataforma do material, definição de identidade visual e branding, elaboração de criativos para tráfego pago e página de vendas.

CONFIRA OUTROS

trabalhos que já realizei.

Seja utilizando design, estratégia, marketing no geral, copywriting ou storytelling. Em todo material a ser desenvolvimento busco transformá-lo em um conteúdo premium e atrativo, de maneira a encantar o público e despertar mais desejo no consumidor.